A nova/velha origem do Homem de Aço e a "revolução" editoral da Panini

superman-90

Finalmente, a aguardada origem do Superman, por Gary Frank e Geoff Johns estreou no Brasil. Além disso, Superman #90 é a primeira revista do herói na nova fase da Panini Comics.

Quando a DC anunciou que Johns [roteiro] e Frank [desenhos] seriam os responsáveis pela revista Superman: Secret Origin, quase deu para ouvir os lamentos nerds internet afora: mais uma origem pro Superman? Bem, mais ou menos. O que deu pra notar nessa primeira edição, é que o gibi tem como objetivo amarrar praticamente todas as origens já criadas pro personagem. E quando falo em todas as origens, também estou contando cinema e televisão…

Na primeira edição de Superman: Secret Origin, Johns não perde tempo apresentando pela enésima vez a explosão de Krypton ou a chegada do foguete à Terra. A história se baseia numa série de acontecimentos que levam o jovem Clark Kent a descobrir sua verdadeira origem: um certo foguete escondido no celeiro de Jonathan e Martha Kent.

Nota-se logo que a fonte de inspiração não é apenas a origem do Superman nos quadrinhos pré-Crise nas Infinitas Terras. Dois momentos, talvez os mais importantes da edição, baseiam-se na controversa série Smallville. O programa, criticado por 10 a cada 10 fãs de quadrinhos, aparentemente inspirou Jeoff Johns nessa primeira edição. Para ser mais preciso, tanto o poder de vôo quanto a visão de calor foram descobertos por Clark Kent de forma muito semelhante a narrada na série televisiva. Vale lembrar que Johns é conhecido por conseguir juntar todo tipo de tralha narrada em décadas de histórias de super-heróis numa coisa concisa e bacana. Acredite, ficou legal.

Analisar os desenhos de Garry Frank chega a ser covardia. O cara, há muito se sabe, desenha como poucos. Além disso, acerta em cheio quando faz o Superman com a cara do ator Christopher Reeve, o Superman no filme de 1978.

Infelizmente, a revista não trás mais nada que valha a pena discutir. Além de um pequeno conto com a Supergirl que nada acrescenta aos acontecimentos do universo ao redor do Superman, a Panini fez o favor de gastar páginas publicando fichas de personagens. Não vou dizer que as fichas são inúteis. Longe disso. Para quem não está acompanhando as revistas do herói, as fichas vão ajudar um bocado. Agora, será que as fichas não poderiam ser publicadas em algum blog da editora? A Panini está fazendo um ótimo trabalho online com as séries da Vertigo, não entendo porque não fazem o mesmo com o Universo DC.Por que gastar um espaço nobre [as páginas de uma revista] publicando algo sem muita importância, principalmente pros colecionadores velhos de guerra? Fica a dica.

Ainda assim, recomendo a compra de Superman #90. Sem dúvida, preferiria ler Superman: Secret Origin encadernado, numa revista própria, mas como não é possível… Se você quiser ler uma ótima HQ ou simplesmente babar sobre a arte de Garry Frank, compre.

Thales Martins é jornalista, um dos criadores do blog Melhoresdomundo.net e fã de quadrinhos.

  • (Português) Sobre

  • (Português)

    A Kenner nasceu em 1988. Na garagem de um amigo surfista, na Califórnia, Peter Simon teve a ideia de confeccionar uma sandália confortável, original e que utilizasse os melhores materiais disponíveis no mercado. Surgiam então as Sandálias Kenner!

    Leia mais
  • Instagram

  • (Português) Arquivo

Receba nossas novidades