Le Parkour

Não se assuste se vir alguém na rua pulando sobre um carro e dando cambalhotas em seguida. Isso tem uma razão: é o Le Parkour.

Esse é o nome da prática francesa que virou moda no mudo inteiro e está ficando popular também no Brasil. Alguns chamam de esporte, outros apenas de prática disciplinar, mas a verdade é que o Le Parkour é uma das práticas mais interessantes e radicais inventadas nos últimos tempos.

O conceito é simples: passar rapidamente por obstáculos. Porém, nem sempre esses obstáculos são tão simples assim. Além do perfeito equilíbrio, é necessário que o praticante saiba como cair e evite acidentes. Saltar por cima de um carro e, apoiando-se nas duas mãos, fazer um giro de 360º é apenas um exemplo de um dos movimentos mais comuns do Le Parkour.

Classic - Le parkour1

A filosofia por trás dessa prática diz que os movimentos são baseados na autonomia e nas energias positivas, segundo um de seus fundadores, Sébastien Foucan. Ele, na realidade, incrementou o Parkour com as acrobacias e os movimentos mais difíceis. Sebastian participou de Cassino Royale – 007, como o terrorista Mollaka. Já David Belle, reconhecido como o pai do Parkour, protagonizou B13 – 13º distrito, um filme francês em que a prática está muito presente.

No Brasil, o Le Parkour começou a ser praticado em 2004 em São Paulo e Brasília. Com a ajuda da internet, os vídeos foram ficando populares e não é difiícil você achar praticantes nos 4 cantos do país. Até o Cascão, na Turma da Mônica Teen, é praticante do esporte!

Vamos conferir um vídeo do grupo Le Parkour Betim, de Minas Gerais. O praticante é Jaime Rocha e ele faz movimentos alucinantes em Brasília:

  • Sobre

  • A Kenner nasceu em 1988. Na garagem de um amigo surfista, na Califórnia, Peter Simon teve a ideia de confeccionar uma sandália confortável, original e que utilizasse os melhores materiais disponíveis no mercado. Surgiam então as Sandálias Kenner!

    Leia mais
  • Instagram

  • Arquivo

Receba nossas novidades